Dropbox

Hoje quero-vos apresentar o serviço que nos últimos meses me tem facilitado imenso a vida. O Dropbox permite ter disponíveis os ficheiros que queremos, nos computadores que queremos, em qualquer lugar. Desde que tenho dois computadores (consultar a página My System) que vejo como um problema manter as últimas versões dos ficheiros com que trabalhos, e setups de instalação de programas, sincronizados entre os dois PCs. Sim eu sei que podia ter um deles sempre ligado e aceder a uma pasta remotamente, utilizando mesmo uma VPN para ter acesso fora de casa, ou usar um programa (ou simplesmente as briefcases do Windows) que sincronize duas pastas quando os PCs estão em contacto através da rede. Mas qualquer destas opções tinha um grande problema… TINHA QUE TER OS DOIS PCs LIGADOS!!

Com a Dropbox tudo é guardado remotamente num servidor e depois descarregado para os outros PCs. Simplesmente posso estar a trabalhar em casa em algo, guardo, desligo o PC e na manhã seguinte quando chego à escola com o portátil tudo é sincronizado em poucos minutos. Além disso, mesmo que não leve o portátil posso aceder aos meus ficheiros através de qualquer browser e fazer upload dos mesmo de volta, de forma a que todos os meus PCs recebam posteriormente as modificações.

Outra funcionalidade interessante é a partilha de ficheiros com outros utilizadores. É possível, por exemplo, eu ter uma pasta na minha conta que se mantém sincronizada com a pasta da conta de um amigo com o qual ando a fazer um trabalho de grupo. É muito útil… acabaram-se os mails e envios via IM dos ficheiros dos trabalhos. Tudo é sincronizado de forma automática e transparente 😉

A Dropbox oferece por omissão 2GB de espaço de armazenamento que podem ser expandidos até 50GB mediante o pagamento de $9.99 por mês ou $99.90 por ano. Diga-se passagem que os 2GB são mais que suficientes para o uso que lhe dou. No entanto um sistema de referral foi integrado que permite que quem se registe por esse sistema receba automaticamente 2GB + 256MB e que quem convidou receba também um bónus de 256MB até um máximo de 3GB (Eu por exemplo tenho neste momento 3.25GB) e a partir daí cada um pode também convidar outros amigos. Ou seja, de forma gratuita é possível atingir 5GB de armazenamento.

Se quiserem registar-se aqui fica o meu referral: https://www.getdropbox.com/referrals/NTg2Nzg0OQ

P.S.: O sistema funciona em Windows (XP e Vista), Linux e Mac OS X.

One thought on “Dropbox”

  1. […] no meu outro blog já tinha um post a falar do Dropbox. Mas agora há um vídeo bem fixe a explicar como é que funciona. […]

Leave a Reply