The blog is asleep

As you may have noticed, I haven’t posted in my blog for quite some time. As of now I don’t have the time or patience to maintain it anymore. So consider it as being asleep until I change my mind.

I might eventually replace it with a plain HTML + CSS + JavaScript webpage that presents myself to the world. Either that, or I’ll keep WordPress running with all the blog posts around but at the same time re-imagining it with that same purpose of presenting me.

Once I have any news I’ll let you know. In the meantime, just check my other online presences under the social menu on the top of this page. As of the time of this post I’m mainly using Facebook, but also Tumblr to share a few things (mostly music from Spotify). Check them out if want 😉

Thanks for reading this.

P.S.: Any new content will most likely be written in English. The old content will be kept in Portuguese. Also, if you are better English speaker than me (e.g., a native speaker) feel free to leave any comment pointing mistakes that I’ve made. I always want to further improve my English.

 

Petição contra a PL118

Aproveito o meu blog (apesar da fraca visibilidade) para fazer campanha contra a PL118.

Leiam e assinem já a petição: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19181

Todos juntos havemos de parar esta aberração.

Para mais informação consultem a compilação de links sobre o assunto da conhecida blogger Jonasnuts: http://jonasnuts.com/425057.html

Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich @ Samsung Google Nexus S

Como já se devem ter apercebido, pelo post da semana passada, adquiri recentemente um Samsung Google Nexus S. Este é um smartphone oficial da Google e desbloqueado. Recebe updates directamente da Google, em vez de se ter que se esperar (ou rezar) que o fabricante decida actualizar o software de um determinado dispositivo para uma versão mais recente do Android (na maioria dos dispositivos, normalmente o “aconselhável” passa por instalar versões não oficiais).

Assim sendo, tenho o telemóvel completamente “oficial”. Sem estar “rooted” e com ROMs custom. Há cerca de 1 mês a Google lançou o update oficial para o Nexus S do Android 4.0 (depois do lançamento do Galaxy Nexus como o seu sucessor, já com a nova versão do Android). Desde então que fiz a actualização a partir do Android 2.3.6 Gingerbread para o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich, e tenho adorado esta nova versão. Penso que finalmente NÃO fica mesmo nada a dever ao iOS (pelo menos à 4.x, que foi a última versão que testei).

O Nexus S está bastante fluído com esta nova versão (ao contrário do “esperado” não ficou mais pesado) e esta versão traz algumas coisas novas e pormenores interessantes. Podem ler mais sobre o Ice Cream Sandwich aqui.

Agora gostaria apenas de deixar algumas imagens do meu Nexus S a correr o Ice Cream Sandwich.

Aplicações Android aconselhadas

Desde que adquiri um Samsung Google Nexus S há alguns meses que tenho tido oportunidade de explorar algumas das excelentes aplicações existentes no Android Market.

Hoje trago-vos algumas das que acho mais importantes ter num dispositivo Android, de acordo com diferentes categorias.

Navegação

tmn drive

Esta aplicação desenvolvida/disponibilizada pela tmn em parceria com a ndrive. permite oferece uma solução bastante completa para a navegação offline do seu Android. Apesar do branding tmn  está disponível no Android Market para qualquer telemóvel, sendo o mapa de Portugal TOTALMENTE gratuito.

Download

Social

Twitter

Para quem utiliza esta rede social/plataforma de comunicação e micro-blogging a aplicação oficial é absolutamente indispensável, e faz um bom trabalho.

Download

Facebook

Provavelmente utilizarão mais o Facebook do que o Twitter (se é que o utilizam). No meu caso pouco uso o Facebook, mas quem utilize é um must have em qualquer telemóvel Android.

Download

Facebook Messenger

Caso utilizem exclusivamente o Facebook para “Instant Messaging” a utilização da aplicação oficial também é capaz de ser uma boa opção.

Download

Instant Messaging

Trillian

Para “instant messaging”, na minha opinião, a melhor aplicação para utilizar várias redes é sem dúvida o Trillian. Especialmente se utilizarem também a versão Trillian para Windows ou Mac, em que existe uma boa integração da lista de contactos e outras funcionalidades, especialmente na versão Pro (paga).

Download

Skype

Para IM conjugado com VoIP, hoje em dia, o Skype é o líder. E a aplicação para Android funciona bastante bem. Até permitindo vídeo-conferência com outros dispositivos (PCs, telemóveis, tablets, etc.)

Download

Cloud

Dropbox

O armazenamento de informação na “cloud”, esse amontoado abstracto de servidores, está cada vez mais presente na nossa vida. Um dos serviços mais úteis que utilizo no dia-a-dia é a Dropbox. Permite o armazenamento e sincronização de ficheiros numa pasta virtual na “cloud”. Apesar de utilizar maioritariamente no portátil, a aplicação Android é muito útil para aceder a alguns ficheiros que necessite de visualizar rapidamente no ecrã do telemóvel. É bastante útil poder aceder a qualquer dos seus ficheiros a partir do seu bolso. Por isso não poderia deixar de aconselhar esta aplicação/serviço.

Download

Bloco de Notas

Evernote

Para tirar notas aqui e acolá o Evernote é do melhor que há. Utilizo-o tanto no portátil para tirar notas (por exemplo, nas aulas) como no telemóvel para consultar notas que criei no PC ou criar notas de algo que me lembre. Funciona offline e sempre que se volte a ligar à Internet realiza a sincronização. Um serviço muito útil que se torna ainda melhor quando disponível no smartphone.

Download

Leitor de PDF

Adobe Reader

Para ler PDFs, no Android, ainda não encontrei nada melhor do que a aplicação oficial da Adobe. Funciona bem, no meu Nexus S não é demasiado pesado e faz um bom rendering dos PDFs. Só posso recomendar!

Download

Produtividade

Olive Office Premium

Suite de produtividad (estilo Office) para Android. A mais completa e funcional que encontrei Free!! Para uma ou outra coisa ocasional que se precise de aceder ou modificar server bem… mas claro que no ecrã de um smartphone fica-se muito limitado ao que se pode realmente fazer 😉

Download

Google Docs

Sendo o Android um projecto da Google podemos sempre contar com boas aplicações para os seus serviços. O Google Docs não é excepção e se já utilizam o Google Docs no browser a utilização desta aplicação é bastante útil para aceder aos vossos documentos na cloud da Google.

Download

Pesquisa de Música/Som

SoundHound

Já alguma vez quiseram saber qual era aquela música que está a tocar na TV, rádio, etc. Agora já podem com o SoundHound. Esta aplicação capta som através do microfone do telemóvel e tenta descobrir qual a música que está a tocar. Até uma pessoa a tentar cantar uma música costuma ser suficiente para ter resultado minimamente decentes. A versão aqui disponibilizada é a Free. Existe uma versão mais avançada, mas paga, no Android Market.

Download

Shazam

Apesar de só utilizar o SoundHound já experimentei o Shazam. Não é tão bom a encontrar música “cantada” por uma pessoa, mas é mais preciso quando a amostra da música é boa. Experimentem e vejam se gostam. (Tal como no SoundHound existe uma versão premium paga)

Download

Pesquisa de imagens

Google Goggles

Para procurar imagens não há nada melhor do que o Goggles da Google. E quando digo procurar imagens não me refiro a pesquisar texto e a retornar imagens. Falo do inverso… Tirar uma fotografia com o telemóvel e procurar informação sobre os objectos, locais, etc. na imagem. Do ponto de vista tecnológico interessa-me bastante o que é que a Google utiliza em termos de algoritmos para este serviço. Pena que tal seja um segredo fechado a “7 chaves”. Antes de fazerem o download podem ainda ver um vídeo de demonstração do Google Goggles.

Download

Calculadora

RealCalc

A calculadora padrão do Android é uma calculadora muito simples e algo limitada. Por vezes dá-me jeito algo mais poderoso, nomeadamente com funções de calculadora cientifica. Para tal a RealCalc foi o melhor que encontrei até agora.

Download

Browser

Opera Mobile

Actualmente não utilizo o Opera Mobile. Desde o update para o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich que o browser do Android melhorou de tal forma que o considero o melhor browser para esta plataforma. Mas se ainda estão agarrados ao Android 2.x, então a melhor opção é o Opera Mobile. Adapta-se muito bem ao estilo de navegação no ecrã reduzido de um smartphone, não é demasiado pesado, tem uma óptima gestão de tabs e renderização das págias, e caso utilizem a versão desktop do Opera a sincronização é um mimo.

Download

Ferramentas de Sistema

ES File Explorer

O Android não tem nativamente nenhum explorador de ficheiros. Dos vários disponíveis no Android Market gostei deste.Parece bem polido e integra-se bem com o sistema e com o Task Manager do mesmo developer. Mas estou aberto a sugestões 😉

Download

ES Task Manager

As capacidades de Task Management do Android são relativamente limitadas, pelo menos em termos de interface com o utilizador. Como tal, e completando a suite EStrongs, Inc., tenho utilizado o ES Task Manager. Normalmente deixo o Android fazer a sua gestão de aplicações abertas, e faz um óptimo trabalho, mas de vez em quando dá jeito ter esta aplicação para forçar certas aplicações a ser terminadas.

Download

Teclado

TouchPal

O teclado do Android é bom (bem melhor do que o do meu Nokia 5800 XpressMusic) mas com a moda de escrever com gestos swype decidi experimentar a oferta de teclados com esta funcionalidade. Dos que experimentei, em termos estéticos e funcionais o que me agradou mais foi o TouchPal (isto de entre os Free, pagos há melhores). Apesar de escrever com gestos ser normalmente mais rápido do que “dactilografar” cada carácter individualmente, por vezes este sistema também não adivinha o que se realmente quer escrever fazendo-nos perder tempo a introduzir manualmente (mas no futuro ele tem tendência a aprender com os erros e a não cometer novamente o mesmo erro). Assim sendo, aqui fica a sugestão de experimentarem este teclado.

Download | Pack para suporte a Português (Portugal)

Conversor de moeda

XE Currency

No browser normalmente utilizo o website XE.com para fazer conversão entre diferentes unidades monetárias. Eles têm uma aplicação para Android e como tal comecei também a utilizá-la. É simples e bem conseguida, sincroniza as taxas com os servidores da XE.com, permite ver a evolução do valor das moedas e responde a controlos de shake (graças ao giroscópio encontrado na maioria dos dispositivos Android).

Download

Conversor de Unidades

ConvertPad

Por vezes dá jeito converter entre diferentes unidades de medida e esta aplicação suporta quase todas as unidades que possam imaginar. Um must have… 😉

Download

Desktop Remoto

2X Client

Ocasionalmente pode dar jeito aceder remotamente aos computadores, que normalmente corem Windows 7, e como tal um cliente de RDP (Remote Desktop Protocol) é um mimo. O 2X Client foi o melhor Free que arranjei. Apesar de a 2X ter um protocolo proprietário, com o qual este cliente é compatível, este funciona na perfeição com RDP. Ainda não tive necessidade de utilizar SSH e VNC com hosts que utilizem sistemas operativos GNU/Linux ou *nix-based. No entanto quando tiver experiência com esses casos voltarei a postar.

Download

Controlo Remoto

Unified Remote

Esta aplicação permite controlar remotamente aplicações no vosso PC. Não é um desktop remoto… permite por exemplo passar slides (que dá muito jeito em apresentações), passar músicas, utilizar o ecrã do telemóvel como um touchpad multitouch, etc. A versão Free vem com um pack predefinido de opções, mas a versão paga permite estender a aplicação com mais pugins para funcionalidades adicionais.

Necessitarão adicionalmente de ter uma aplicação instalada e a correr no vosso PC com Windows (infelizmente não há suporte para Mac OS X e GNU/Linux) para utilizar esta aplicação.

Download Client para Android  | Download Server para Windows

Edição de Imagem

Photoshop Express

Se precisarem de fazer pequenas correcções e edição de imagem directamente no vosso dispositivo Android, existe uma versão Free do Photoshop para o Android que permite fazer algumas das operações mais comuns e simples de edição de imagem.

Download

Feed Reader

Google Reader

Para mim, e visto utilizar o serviço web no browser, o melhor leitor de feeds para Android é a aplicação oficial do Google Reader. No Android 2.3 Gingerbread era boa mas no Android 4.0 Ice Cream Sandwich é óptima. Usem e abusem desta app da Google.

Download

QR Codes

QR Droid

Com a moda de colocar QR Codes em tudo quanto é sítio, e apesar do já referido Google Goggles ser capaz de os identificar e “descodificar” (mas precisa de ligação constante à Internet), a utilização de uma aplicação dedicada para o efeito pode ser útil para quem se depara com estes códigos no dia-a-dia. Permite também gerar códigos além de os ler. A versão Free (também há uma versão paga sem publicidade) do QR Droid foi a melhor opção que encontre.

Download

Aplicações Google

Visto o Android ser um projecto da Google aconselho também a utilização de muitas das apps oficiais da Google, que oferecem um acesso directo e “nativo” a muitas das funcionalidades que normalmente podem aceder no browser. Algumas costumam já vir pré-instaladas nos dispositivos Android, e já foram referidas neste post. De qualquer modo aqui fica a lista das que considero mais importantes e/ou interessantes, e que ainda não foram referidas.

Página com todas as Apps da Google

Espero que tenho gostado desta selecção. Caso tenham alguma sugestão adicional façam favor de comentar, que poderei actualizar este post e, quem sabe, mais tarde fazer mais algum post sobre esta temática.

Tesourinho: National Geographic 90s Intro

No outro dia descobri este tesourinho. Quem não se lembra de ver na televisão o começo dos documentários da National Geographic Society? Eu… lembro-me e nos anos 90 o ínicio era dado pelo tema oficial da organização e um certo grafismo a acompanhar. Ora bem… encontrei no YouTube esse mesmo clip.

Aqui fica:

Que me dizem? Alguém se lembra como eu?

Água a 7000 FPS

Vi este vídeo no Gizmodo e achei fabuloso:

Realmente a ver a natureza a trabalhar tão devagar é fascinante.

Google+

A Google lançou a sua nova rede social. Esta é a sua 4ª tentativa de criar uma rede social com sucesso.

Antes do Google+ tivemos o Orkut, originário da Turquia e depois comprado pela Google, que nunca teve muito sucesso a não ser no início no Estados Unidos e actualmente apenas na Índia e Brasil. Depois do Orkut veio o Google Wave, que apesar de não ser uma rede social pura tinha algumas componentes sociais importantes e, mais uma vez, foi um fracasso total. Mais recentemente tivemos o Google Buzz que basicamente é um super Twitter integrado no Gmail, tendo também tido um sucesso muito limitado (e alguns problemas de privacidade no ínicio).

Mas a Google não se deixa abater. Apresentou ontem o Google+ como a sua nova aposta para destronar o Facebook. A implementação parece bastante interessante mas será que vêm a tempo? Só o tempo o dirá… Para já a rede social apesar de imatura parece fornecer a maioria das funcionalidades básicas de uma rede social e introduz alguns novos conceitos interessantes (a nível de controlos de privacidade e comunicação, bem como de video-chamada), bem como se integra com produtos já existentes da Google, como os álbuns do Picasa e mensagens do Google Buzz.

Para conhecerem melhor esta nova rede social aconselho que sigam a “tour” e que se registem com a vossa conta Gooogle aqui.

Podem também ver os seguintes 10 vídeos que falam das novidades e capacidades desta rede social:

Links: Google Plus

Cacoo – O “Visio” da Web

Hoje trago-vos uma web app que tenho usado nos últimos tempos e que considero bastante útil. Chama-se Cacoo e permite fazer vários tipos de diagramas (wireframe, UML, sitemaps, network charts, fluxogramas, processos,…) que possam necessitar para trabalhos, apresentações, relatórios, etc… De certa forma é algo parecido com o Microsoft Visio (daí o título do post) mas gratuito e para algum tipo de tarefas até o acho de mais fácil utilização, ficando aquém do que o Visio é capaz em tarefas mais avançadas. Além disso está disponível no web browser, não sendo necessária qualquer instalação, apenas necessitando que o browser tenha o Adobe Flash Player instalado visto ser uma aplicação feita em Flash.

Para terem uma ideia da aplicação podem ver o seguinte vídeo:

Por fim aconselho que visitem o site oficial e que experimentem. O aplicação é gratuita mas tem alguns planos pagos que removem algumas limitações e podem também ver a página de “tour” que mostra alguns aspectos interessantes sobre o que podem fazer.

Links

Transformers: Dark of the Moon

Depois do primeiro teaser que nos deixou a pensar o que raio vem aí da lua. Eis que chega o primeiro trailer que nos dá alguma ideia (talvez até demais) do que se poderá passar no terceiro e último filme da trilogia Transformers. Este novo trailer é um orgasmo visual (vejam em HD por favor) e só por isso valerá a pena dar um salto a uma sala de cinema para o ver. No entanto, espero que o argumento seja algo mais interessante do que o do “Transformers: Revenge of The Fallen” que a meu ver deixou algo a desejar (lá está… o filme vale apenas pelas sequências de acção em CGI de cortar as respiração). Espero poder ir ver este filme no mês de Julho e depois logo dou uma opinião “final” sobre o filme.

Mas deixando-me de tretas… aqui fica o trailer:

The Doctor Who Themes 1963 – 2010

Achei tão brutal este vídeo que combina todas as “intros” do Doctor Who deste 1963 até 2010. Esta é a série de ficção ciêntifica mais longa do mundo, “still on going” quase 50 anos depois de ter começado (claro que com muitas pausas pelo meio).