Google Buzz

Bem hoje só se fala do Google Buzz. Eu mesmo vi o vídeo de apresentação.

O Google Buzz, lançado hoje pela Google, é uma nova funcionalidade integrada no Gmail. Neste momento encontra-se em “deployment” por todas as contas do Gmail. Como tal é apenas uma questão até o ter na sua.

Ontem dizia-se que o iria lançar algum produto de cariz social e que provavelmente seria introduzido directamente no Gmail. Para já parece que o Google Buzz vai permitir uma interacção ao estilo Facebook entre os seus contactos do Gmail. De facto as pessoas com que mais comunica serão automaticamente “seguidas” à la Twitter. O sistema permite a partilha de vários tipos de conteúdos (ao que parece), não se limitando apenas a texto. Permite ainda importar Web feeds, integrar-se com o Twitter, Picasa, Flickr, Blogger (e possivelmente outros que me escapam agora).

O Google Buzz tem ainda mais uma particularidade interessante que é a capacidade de escolher com quem pretende partilhar os conteúdos, quer seja individualmente ou por grupos do Gmail. Obviamente que também é possível partilhar de forma pública com todo o mundo.

Com isto tudo os seus contactos poderão comentar o conteúdo que partilha e poderá acompanhar as conversações directamente na sua caixa de correio.

Para além de estar disponível para computadores pessoais irá também estar disponível de forma totalmente integrada para iPhone e Android, sendo que em dispositivos móveis tenta tirar partido das suas capacidades de localização (GPS). A aplicação do Google Maps existente para diversos telemóveis será também actualizada para suportar as novas funcionalidades do Google Buzz.

Posto tudo isto que escrevi estou neste momento ainda à espera de ter o Google Buzz disponível no meu Gmail. Se surgir algo de novo, e dependendo da sua relevância, irei actualizar este post ou criar um novo 😉

Updates (adicionadas mais informações úteis)

5 Funcionalidades base do Google Buzz:

  1. Auto-following – segue automaticamente as pessoas com que contacta mais usualmente
  2. Partilha rápida e rica – pode partilhar fotos que estão disponíveis em outros sites (como o Flickr)
  3. Partilha pública e privada – Pode postar coisas para todo o mundo ver ou para apenas um certo grupo de pessoas
  4. Integração com a Inbox – Em vez de ter notificações por e-mail, itens especias do Buzz aparecem na sua Inbox e são mostrados updates em tempo real utilizando respostas com @.
  5. Filtragem de conteúdos – O Buzz aprende do que gosta e esconde o que não gosta.

Funcionalidades para dispositivos móveis:

  1. Utilização do Buzz directamente do Google.com – poste um Buzz a partir de uma localização e marque a sua localização geográfica.
  2. Aplicação Buzz (iPhone ou Android) – Veja o que as pessoas à sua volta estão a dizer.
  3. Actualização do Google Mobile Maps – Layer do Buzz adicionada, permitindo que veja Buzzes nas suas redondezas permitindo que poste um Buzz juntamente com uma fotografia de onde está.

Depois disto tudo só me pergunto… onde é que o Google Wave se encaixa. O Google Wave era o e-mail 2.0 mas agora parece que a Google está é a fazer o Gmail 2.0 o que acaba com entrar parcialmente em conflito com o Google Wave (a meu ver).

Mas bem deixo alguns links úteis sobre esta temática:

Leave a Reply