minguar – O TweetShrink em Português

Noutro dia estava a pensar que podia ser útil utilizar o TweetShrink não só em inglês mas também em português. Fui ver se havia alguma opção no TweetShrink para múltiplas línguas ou outro serviço que fizesse o mesmo mas suportasse a nossa língua. No entanto, não encontrei nada de útil.

Então comecei a pensar criar um serviço semelhante, afinal de contas não é nada de muito complexo de fazer. Como tenho aqui o host do blog que permite PHP decidi desenvolver nessa linguagem, para além de já ter alguma experiência em PHP, ainda que preferisse aprender Python e/ou Ruby em breve porque PHP já começa a fartar. E para não ser tão “enfadonho” usei como base a framework de desenvolvimento CodeIgniter. Escolhi esta porque é super simples de utilizar, não tem dependências muito exigentes, é rápida, e funciona sem grandes dores de cabeça em ambientes de alojamento partilhado (que é o que eu tenho contratado neste momento com a WebTuga).

Depois para o nome escolhi “minguar” pois achei que ficava mais fora do comum do que um simples “encolher“, “diminuir“, “reduzir” ou coisa do género.

Sendo assim, meti mãos às obras e em poucas horas tinha um protótipo funcional. Se quiserem ter acesso ao código fonte têm o seguinte repositório no Bibucket: https://bitbucket.org/petersaints/minguar/overview

Desenvolvi também ainda uma API semelhante à do TweetShrink caso queirem utilizar.

Quem quiser continuar a aplicação esteja à vontade de me pedir para contribuir para o repositório ou podem sempre fazer um fork. Terei todo o gosto de ajudar a levar este projecto mais além, pois na versão actual não passa de uma brincadeira.

Leave a Reply