Mudança para self-hosted WordPress powered by WebTuga Hosting

Finalmente tomei o grande passo de tornar a minha presença online um pouco mais profissional. Comprei um alojamento profissional e um domínio .net para utilizar para os meus projectos pessoais. De facto, o domínio comprado foi albuquerques.net para que sirva para outros membros da minha família. E sendo assim o endereço que a mim me cabe é http://pedro.albuquerques.net.

E desde já quero agradecer à rapidez com que tive acesso à conta depois de a encomendar à WebTuga. Foi uma questão de minutos (mesmo antes de enviar o comprovativo de pagamento já estava a receber os acessos à minha conta por mail). O pacote escolhido com o GigaDomain de 29,90€ com as seguintes características:

  • 1GB de Alojamento
  • 10GB de Tráfego Mensal
  • Sub-domínios ilimitados
  • E-mails ilimitados
  • Domínio Incluído(.com/.net/.org/.info)

Para já estou muito satisfeito com a WebTuga, aliás já tinha utilizado o serviço grátis getHost4You numa versão antiga do meu blog, e espero que se tudo correr bem possa continuar contar com os serviços desta empresa por muitos anos.

A mudança não se deve apenas ao domínio, se fosse essa única razão compraria um domínio passaria-o a apontar para o meu posterous. O posterous, a plataforma que estava a utilizar até agora, apesar de super fácil e útil é algo limitada face ao rei dos blogs, isto é, o WordPress que é a plataforma instalada aqui neste espaço. Apesar de no Posterous ser infinitamente mais fácil partilhar conteúdo que é realojado nos servidores do posterous automaticamente de forma e evitar hotlinking acabo por preferir a liberdade de utilizar um serviço em que eu tenho o controlo total sobre a plataforma.

Ainda com respeito às mudanças do blog devo dizer que neste blog está todo o historial dos blogs que tive ao longo dos anos. Desde que comecei no WordPress.com, passei por um self-hosted WordPress pelo getHost4You e depois acabei por migrar para o posterous (estava na moda, dava menos trabalho, o espaço no getHost4You escaçeava com apenas 100MB de espaço, e andei literalmente anos para encontrar um domínio livre que me agradasse minimamente). Aqui neste blog, que espero ser o definitivo, encontram posts de desde 2007 até ontem. Algum conteúdo poderá não estar nas melhores condições devido aos múltiplos processos de importação e exportação que sofreram ao longo dos anos mas penso que é importante concentrar tudo o que fui fazendo online ao longo de 4 anos num único espaço. Todos os posts anteriores a este estão marcados como cendo da categoria Legacy que foi criada para agrupar todo o conteúdo desde Fevereiro de 2007 até Março de 2010.

Outra coisa que ando a ponderar a alteração do meu nick das internets de petersaints para algo mais Português (com Pedro em vez de Peter) e utilizando o meu apelido favorito, que é Albuquerque (da minha família materna) e não Santos (apesar de este ser o meu último nome). No entanto, é uma mudança que caso decida que deve ser feita vai ter que ser gradual devido à quantidade de serviços em que estou registado. Os piores de se mudar são o e-mail, que tenho que informar toda a gente do novo endereço,apesar de felizmente poder meter uma conta de Gmail a mandar tudo para outra pelo que nada estaria perdido mesmo que alguém me enviasse para o mail antigo e eu não fosse ver, e claro o Windows Live Messenger que tenho tantos contactos que até me perco (ainda que fale apenas com 5% regularmente) e nesse caso o ideal é usar o Pidgin com as duas contas e progressivamente ir migrando as pessoas que importam para a nova conta.

Mas bem… para finalizar espero que gostem deste espaço e que possa contar cada vez com mais visitas da vossa parte.

Leave a Reply