Opera 10.50

Foi lançado o Opera 10.50 na passada Terça-feira (dia 2 de Março de 2010). Para já apenas foi lançada a versão para Windows a que a equipa de desenvolvimento deu prioridade (influenciada pelo lançamento do “Ballot Screen” na União Europeia).

Download

Apesar do Opera não ser neste momento o meu browser de eleição (agora ando pelo Google Chrome mas tal escolha daria outro post) da versão 10.10 para a 10.50 houve uma evolução brutal em imensos aspectos, quase nem parece uma relase da série 10.x. A meu ver é a maior evolução do Opera para aí desde a versão 8.5 (a primeira versão em que o Browser se tornou free (as in free beer). Mais do que features (que podem ser visualizadas aqui) este browser apresenta um refinamento a vários níveis, sendo o mais óbvio a nível de interface.

Vamos então aos destaques:

The fastest ever

Our new JavaScript engine is up to 7x faster.

Sim é sem dúvida muito rápido. É a versão mais rápida de sempre do Opera a nível de JavaScript e rendering no geral. Consegue apanhar e em alguns testes ultrapassar o campeão Google Chrome (e passa o Safari que ficava apenas um pouco atrás do Chrome). Deixa o Firefox a quilómetros e o Internet Explorer a anos luz.

Private browsing

Choose between private tabs and windows that leave no trace.

Muito “à la” Incognito Mode do Chrome (e o Firefox também já tem algo semelhante desde a versão 3.5) com a vantagem que pode ser aplicado apenas a uma taba e não a uma janela inteira como no Chrome (embora também o possa ser). Trata-se portanto de uma implementação mais elegante.

Top security

Stay protected from dangerous or insecure sites.

Quanto à segurança não tenho muito a dizer a nível de experiência. Contém o mesmo tipo de sistemas anti-phishing dos browsers recentes, não é um browser conhecido por ter muitas vulnerabilidades e suporta os mais recentes standards de segurança.

Desktop widgets

Use hundreds of Opera Widgets as standalone applications.

Não é uma nova funcionalidade mas a API foi melhorada em relação às versões anteriores. Sinceramente não sou muito fã desta funcionalidade, preferia mil vezes a possibilidade de ter extensões como o Chrome e o Firefox, mas é uma alternativa ao Widget Engine do Windows Vista/7 e outros.

Optimized for Windows

Take advantage of Windows’s new features and look-and-feel.

Tal como disse é nesta secção que o Opera 10.50 se destaca à primeira vista. A interface foi reduzida (removeu-se a barra de menus) e reorganizada de forma a poupar espaço no ecrã (dá muito jeito em laptops com resoluções wide com pouca altura). O tema em si foi melhorado e está agora perfeitamente integrado no Aero “Glass” do Windows Vista e 7 e suporta as Jumplists e outras funcionalidades introduzidas no 7.

Next-generation engine

With Opera Presto 2.5, Carakan and Vega, get the fastest and most advanced browsing technologies.

Tal como já referi os motores do browser foram muito melhorados. É um browser que suporta Acid2 e Acid3 pelo que em termos tecnológicos está na actualmente no nível mais elevado que se pode exigir. É de referir que é o primeiro browser com um rendering engine que não o WebKit a dar luta ao Chrome e Safari.

Opera Turbo

Boost your speed with our powerful servers to compress Web pages, so you get them faster.

Mais uma funcionalidade que não é nova mas continua a ser um dos pontos diferenciadores do Opera. Com o Opera Turbo ligado permite que o carregamento das páginas seja mais rápido em ligações mais lentas por todo o tráfego é mediado por um proxy da Opera e pré-processado e comprimido antes de ser enviado ao cliente. Devido a esta compressão também permite poupar tráfego (importante especialmente nas redes móveis, aliás esta funcionalidade fez o seu aparecimento pela primeira vez no Opera Mini).

Visual tabs

Drag the handle underneath the tabs to reveal thumbnails of your open Web pages.

Uma funcionalidade muito interessante que permite prévisualizar os separadores que tem abertos através de miniaturas na barra de separadores. Pessoalmente acho um pouco desperdício de espaço mas pode ser bastante bom para quem prefer uma interface o mais visual possível.

Outras funcionalidades, que não sendo novas, são bastante interessantes para o Opera:

  • Opera Unite: Um mini-webserver com múltiplas aplicações disponíveis
  • Opera Link: Sincronização de Bookmarks, Speed Dial (outra funcionalidade interessante que mete os seus sites favoritos a um clique de distância), Personal Bar, Notes, Histórico do browser, e motores de busca. Só é pena não sincronizar passwords também porque de resto substitui perfeitamente o Xmarks para Firefox e sistemas similares.
  • Opera Mail: O cliente de e-mail integrado no Opera. Suporta POP, IMAP, Feeds RSS/Atom, newsgroups, etc. É muito útil para quem queira ter tudo “condensado” no mesmo programa.
  • Opera Dragonfly: Conjunto de ferramentas de debugging e development para developers. São ferramentas muito boas para ajudar nas contrução de websites.

Após esta seca de todo o tamanho deixo-vos então um vídeo oficial sobre o Opera 10.50:

Links:

Opera Desktop Browser

Opera Desktop Team

Leave a Reply