iPad

Muito se falou do iPad desde o seu anúncio mas eu ainda não toquei nesse tema. Sinceramente tal dispositivo é inútil para mim. Não quero com isto dizer que não haja uma minoria que arranje algum uso interessante para o mesmo. Mas para mim o iPad, apesar de lindo, apetecível, leve, fino, etc. (tudo o que a Apple sabe fazer melhor que ninguém), falha no momento em que não oferece uma experiência semelhante à de um computador mesmo nas funcionalidades mais simples.

Existem dois grandes problemas com o iPad. O primeiro é a falta de suporta a Flash. Se esta lacuna é desculpável no iPhone/iPod Touch por ser um telemóvel de ecrã/resolução muito mais limitado já no iPad que pretende ser um “mimo” a aceder à web, e por mais que possamos criticar o Flash como o senhor Steve Jobs fez e muito bem, privar os utilizadores de uma enorme quantidade de websites que são enriquecidos devido ao Flash, ou são desenvolvidos totalmente nesta plataforma, é algo, que à partida, me tira toda a vontade de adquirir/utilizar este dispositivo.

Depois outro problema para mim é o sistema operativo. Mais uma vez é um óptimo SO para o iPhone/iPod Touch mas é muito limitado para um dispositivo que pretende ser muito mais do que um simples iPod Touch gigante. Para se poder utilizar confortavelmente o iPad deveria-se suportar multitasking. Se eu quiser estar a ouvir um MP3 e a ler um eBook tal não é possível. Isto não faz sentido algum nos dias que correm. Até o meu Nokia 5800 XpressMusic suporta multitasking (quantas vezes não me ponho a ouvir música e fazer outras coisas no telemóvel). Sinceramente teria sido uma muito melhor opção (mesmo que implicasse tornar o dispositivo um pouco mais grosso) utilizar tecnologia Intel (Atom provavelmente) e correr Mac OS X com uma interface optimizada para touch e mobilidade. Ter-se-ia um sitema bem mais completo, com capacidades bem mais avançadas (MULTITASKING!!!) e claro com muitas aplicações bem mais completas do que as que existem para o iPhone OS, ou que poderão existir mesmo que sejam feitas de propósito para o iPad.

Sendo assim para mim o iPad é um produto da Apple sem qualquer tipo de utilidade para mim, e certamente muitos outros, pelo que não prevejo que seja um grande sucesso. Ainda assim isto é uma visão pessoal e subjectiva pelo que outros poderão dizer maravilhas do iPad e estarem mais certos do que eu.

Sendo assim termino este post com alguns vídeos sobre o iPad:

 

Update: Reposta a verdade. Realmente o iPhone OS funciona com outras Apps e música. Mas pronto substituam música por Instant Messaging (ou outra coisa) que o sentido é o mesmo.

Leave a Reply