O Opera Mobile é o browser que eu utilizo no meu “smartphone” Nokia 5800 XpressMusic. Apesar do browser incorporado pela Nokia não ser mau de todo (utiliza WebKit como rendering engine) é algo limitado. O Opera Mobile é o que mais se assemelha a uma experiência de Desktop na palma da minha mão.
Actualmente a versão 10 encontra-se em beta 3 (e é a que eu uso) estando disponível para Windows Mobile e Symbian. Esta versão tem sincronização com o Opera Link (tal como a versão Desktop), e Opera Turbo (que “comprime” as páginas web para serem mais rapidamente descarregadas). No geral a interface é bastante intuitiva, completa, agradável e não obstrutiva na leitura das páginas.
Para quem não pode utilizar o Opera Mobile aconselho o seu “irmão” Opera Mini que é suportado em muito mais dispositivos sendo que é um pouco mais limitado (o rendering está limitado ao disponibilizado pelo serviço Opera Turbo).
P.S.: Gostaria também de ver o Firefox Mobile no Nokia S60 5th Edition mas para já está limitado à plataforma Maemo.
Video:
Para Symbian
Para Windows Mobile:
Links:
http://www.opera.com/mobile/
http://www.opera.com/mini/
Leave a Reply