Browser Wars

Não! Não é uma nova sequela do Star Wars … é há algo que existe desde os meados da década de 90 do século XX, a tentativa de um browser dominar os outros e pode-se dizer que depois da queda do Netscape tal aconteceu. Sim, após a Microsoft, já na altura líder dos sistemas operativos domésticos e de secretária, decidir criar o seu próprio browser, sim estão a adivinhar, o Internet Explorer e pré-instala-lo no Windows 95 o mundo começou a mudar. Se por um lado a Internet se estava a tornar algo mais banal ao longo que os últimos anos da década se passavam e as versões do Internet Explorer se sucediam rapidamente, também se podia dizer que cada vez mais gente iletrada em informática se passeava pela World Wide Web afora … Rapidamente Internet Explorer (aquele ézinho azul) se tornou sinónimo de Internet, aliás não seria difícil encontrar quem pensasse que o Internet Explorer era a Internet. Assim com este movimento monopolista e a desinformação de uma sociedade cada vez mais desinformada o Netscape que era o líder, aquando do aparecimento do Internet Explorer, caiu no esquecimento lentamente. Até que em 2000-2001 podia-se dizer que 95% ou mais dos utilizadores utilizavam o Internet Explorer. Foi em Outubro de 2001 que a Microsoft se decidiu sentar à “sombra da bananeira” com o lançamento do seu novo sistema operativo, após o super-fracasso do Windows Millenium Edition, o Windows XP, o primeiro sistema operativo de consumo generalizado a ser baseado na linha Windows NT, nomeadamente no Windows 2000 Professional, em vez da linha Windows 9x (que era para todos os efeitos uma “shell” do MS-DOS). Com o Windows XP veio uma nova versão do Internet Explorer (também disponível opcionalmente para Windows 98/ME/2000), o Internet Explorer 6. O Internet Explorer 6 foi o browser que até hoje passou mais anos sem ser substituído (cerca de 5 anos).

Durante os três anos seguintes tudo esteve calmo e a Microsoft continuava a liderar o mercado … mas que … aparece o Mozilla Firefox em Novembro de 2004 que trazia suporte a muitas novas funcionalidades como os famosos separadores e um leque sem fim de extensões opcionais (já estando em desenvolvimento nos últimos anos sobre o nome Phoenix, depois Firebird e por fim Firefox). Devido a uma incrível campanha de marketing passa a palavra da Mozilla e de o descontentamento de alguns utilizadores com o Internet Explorer (por exemplo eu) a balança começou a virar e nos seguintes dois anos o Firefox ganhou uma boa quota de mercado e respeito por parte da Microsoft. Ao longo deste tempo a Microsoft sentiu-se pela primeira vez em muito tempo ameaçada e decidiu começar a trabalhar no Internet Explorer 7 em 2005, mudando os seus planos de este ser somente para o Windows Longhorn, pois Windows Vista como se viria a chamar, e também lançá-lo para Windows XP que era, e ainda é, o sistema operativo mais utilizado por uma larga margem. Lançaram assim no final de 2006 o Internet Explorer  7 para Windows XP, juntamente com o Windows Vista (que já o traz de origem) para grandes empresas seguindo-se o lançamento geral a 31 de Janeiro de 2007, e neste momento podemos dizer que aproximadamente a nível global o mercado está assim (há grandes discrepâncias entre países, provavelmente devido à cultura e sociedade dos mesmo):

Internet Explorer – 80%
Mozilla Firefox – 14%
Safari – 4%
Opera – 1%
Outros – 1%

Como vêm o Internet Explorer ainda domina, e apesar da versão 7 estar melhor que a 6 na minha opinião qualquer um dos outros browsers é muito superior tanto em interface como no motor de renderização das páginas … Mas o Firefox ganhou uma bom share. O Safari (o nosso terceiro lugar) é o browser incluído por defeito no sistema operativo Mac OS X utilizado nos computadores Apple e acaba por ter o mesmo efeito que o Internet Explorer ao vir de origem com o sistema operativo visto que 5% dos computadores são da Apple (uma versão para Windows XP/Vista). O Opera por sua vez é um frustrado na minha opinião … é um excelente browser (tenho instalado) mas não recebe quase nenhuma atenção. O seu motor de renderização é excelente e a sua interface também. É leve e muito rápido e tal como o Firefox esta disponível para Windows, Mac OS X e Linux. A sua única falha é a falta de extensões que o Firefox tem mas traz muitas das funções de algumas das melhores extensões do Firefox já incluídas por defeito. O Opera é também o único browser em fase de “produção” que passa o Acid2 test que testa a compatibilidade dos sites com standards da Web.

Assim façam a vossa escolha em relação ao melhor browser para vocês porque é preciso estar informado e saber que a Microsoft não inventou a Internet. E se têm problemas com o inglês saibam que todos os browsers com a excepção do Safari estão disponível em várias incluindo tanto o Português de Portugal e do Brasil.

Internet Explorer
Mozilla Firefox
Opera
Safari Beta para Windows


Posted

in

by

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.